Clipping de notícias semanal com informações relevantes para o setor.
Como está o projeto do Submarino Nuclear Brasileiro?
Objetivo principal do Programa de Desenvolvimento de Submarinos – PROSUB, realizado com transferência de tecnologia da França, o projeto do primeiro submarino nuclear brasileiro (SN-BR) teve sua concepção geral finalizada em janeiro de 2017.
TideWise lança primeira embarcação autônoma projetada e construída no Brasil
O USV "Tupan" (USV – Unmanned Surface Vehicle) é a primeira embarcação multipropósito não-tripulada projetada e construída inteiramente em território brasileiro e com tecnologia própria. Essa embarcação inovadora insere o Brasil no restrito grupo de países que desenvolveram e dominam o mercado de USVs.
Primeiro tubo de torpedos é embarcado no S43 Angostura
O quarto submarino do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil (MB), o S43 Angostura, segue avançando em seu estágio construtivo na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM).
Nuclep conclui importante modernização de um dos maiores tornos verticais do mundo
A Nuclep concluiu este mês mais uma importante etapa na modernização de seu parque fabril. O torno vertical com mesa de 7.500 mm de diâmetro suporta peças com até 500 ton. e tem capacidade de usinar o diâmetro máximo de 16.000mm e altura de 10.500mm.
Esquenta debate sobre propostas do BR do Mar
Principal crítica é quanto à falta de estímulo à construção de navios no Brasil. Governo afirma que programa permitirá mais empresas habilitadas à prestação do serviço de cabotagem no país, aumentando competição e reduzindo as barreiras de entrada.
Empresas brasileiras enviam navios para desmonte em locais inadequados, diz organização
Petrobras afirma que novos proprietários de unidades leiloadas ficam responsáveis por cumprir as legislações nacionais e internacionais.
AFRMM arrecada R$ 2,5 bilhões no primeiro semestre
Relatório aponta que, no segundo trimestre, R$ 147,8 milhões dos recursos foram aplicados ao financiamento de projetos de embarcações.
‘Problema da cabotagem não é o navio’, defende Sinaval
Para Sinaval, embarcação que opera no modal representa menos de 5% do custo operacional da atividade.
O Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) avalia que os principais fatores que atrapalham e encarecem a cabotagem não estão na construção do navio, e sim nos custos portuários e com praticagem, bunker, bem como a burocracia, segregação de contêiner.
R$ 695 milhões para novos projetos
O Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) aprovou o repasse de R$ 757,2 milhões para projetos destinados ao setor naval.